quarta-feira, 13 de maio de 2009

Diário de Mim

Em Lisboa
passeio pelo atrium
que é uma feira de vaidades
que ecoa
dos copos beijados
por lábios carregados
de sensual batôn
gostos e sabores se entrecruzam
"Espelho meu, espelho meu
quem é mais linda do que eu?"
continuo divagando nocturno
vagabundeando
sem soltar os meus cães negros
passeio pelo Chiado
e aprecio o desfile da vaidade
a sublime vaidade
de corpos curvilíneos
cada um melhor ainda
que outro
olhares indiscretos se entrecruzam
uns na defensiva
outros convidativos
o dinheiro não pára de circular
as carteiras mirram
de tanta solicitação
a cada passo
algo novo, diferente
"Espelho meu, espelho meu
Quem é mais linda do que eu?"
Quem pára
este combóio
que não tem travão?
Que magia é esta
que nos mantêm atados
e impotentes?
Que magnetismo é este
que nos atrai e convida
permanentemente?
passeio pelo
Cais do Sodré
onde termina
a passerelle
e o desfile aí
não é de vaidades
é de predadores
e presas.
Presas fáceis e predadores!
Em que o euro
fala mais alto.
Parece não haver
distinção entre
rostos e corpos
tudo o que vem à rede é peixe!
dirão os predadores.
Eu quero é sobreviver!
pensarão as presas fáceis.
Que impotência é esta
que nos mantém prisioneiros?
Que crença é esta
num fatalismo que não é?
Não haverá mesmo
outra saída?

Delmar Maia Gonçalves
Lisboa, 17 de Dezembro de 2005.

Sem comentários: