quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sofrimento e Solidão

Um famoso cantor Francês afirmou numa das suas canções que «a solidão não existe».
No entanto,esta mensagem de esperança não convence os que diariamente se confrontam com esta triste e dramática realidade.
Há muito sofrimento no mundo,mas o maior é sentir-se só.Estar só representa para muitos um pesadelo.O homem tornou-se um ser cada vez mais egoísta e insensível.
Contudo,há que destacar o apoio humanitário que tem sido prestado desde sempre a Moçambique pelos Países Nórdicos e alguns Governos Ocidentais.
A fome é um problema cuja resolução está no diálogo e na cooperação entre os países Desenvolvidos e os do chamado Terceiro Mundo.Mas,não será certamente com a ajuda alimentar de emergência que se combate a fome.
Há que elaborar projectos e programas de desenvolvimento agrícola concretos,que levem à resolução definitiva deste problema.
Para que tal aconteça,é necessário que os países Desenvolvidos se empenhem de forma tão interessada quanto os países destinatários dessa mesma cooperação.
As divergências de ordem ideológica ou outras,devem ser postas de lado em nome da dignidade humana.
A República de Moçambique,país potencialmente rico em termos agrícolas,necessita de ajuda alimentar de emergência em virtude da guerra de desestabilização que lhe é movida pelo regime do Apartheid,mas também necessita de toda a compreensão e cooperação para a sua realidade específica.
Não deixem pois que o Povo de Moçambique se sinta só!

(Texto Publicado no Semanário "África",de 15 de Fevereiro de 1989,(Página 4) e no Nº115,(Página 2), de 26 a 1 de Agosto 1989)

Sem comentários: