sábado, 22 de fevereiro de 2014

A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES


Toda a gente terá tido um professor ou professora na infância,na adolescência ou juventude que o marcou para sempre na vida.Comigo sucedeu o mesmo,para não fugir à regra.

Guardo boas memórias de alguns deles;esqueci-me dos piores, paciência!
De resto,quando algo corria mal na ESCOLA,minha sábia avó RITA MACHADO,que mais parecia um General desarmado e de saias,defendia-me disparando inteligentemente e de pronto «É capaz a Professora estava mal disposta e não deu bem a aula!» Pronto. 
Na minha QUELIMANE natal,tive na ESCOLA ESPECIAL DA 4ªCLASSE DE SINACURA,do ensino Primário,uma professora moçambicana de nome BERTA,que guardarei para sempre no coração.E era também minha Catequista na CATEDRAL NOVA.Um anjo africano e um doce de pessoa.
Sempre competente e exigente ,mas simultaneamente meiga e dócil!
Depois,como poderia esquecer-me do implacável, exigente, mas também carinhoso Professor JAFAR? Este Professor de Língua Portuguesa,que nos exigia o domínio da Gramática e da Língua Portuguesa na 5ª e 6ª CLASSES, da antiga ESCOLA PREPARATÓRIA 25 DE JUNHO, e anterior ESCOLA PREPARATÓRIA DE QUELIMANE ,actual ESCOLA PRIMÁRIA DE 2ºGRAU PATRICE LUMUMBA DE QUELIMANE, tinha por hábito afirmar repetidamente no seu Português perfeito «Eu sou um cooperante Indiano e domino a Língua Portuguesa. Vós que sois Moçambicanos e tendes esta Língua como oficial,não a dominais?»
Não gostava nada de vê-lo furioso,só de ouvi-lo levantar a voz por um qualquer disparate nosso,e o vale de lágrimas ou a vara de tremeliques abundavam.
Nessa altura,tornei-me num dos melhores alunos na Gramática e na Língua Portuguesa das turmas da 6ªClasse,daí ter recebido um Prémio de Emulação Socialista.
Tanto as provas escritas,como as orais foram papinhas saborosas!E tudo graças ao engenho e génio do Professor JAFAR,um modesto cooperante Indiano.
Mais tarde, já na 7ªClasse,tive um outro excelente Professor de nacionalidade CUBANA de nome DIONISIO,na disciplina de Matemática,que me chamava carinhosamente de " Marinero"e me dizia com insistência simpaticamente «Del Mar, vas a ser un Marinero!»
E tinha razão!Sou mesmo um Marinheiro,mas do Mundo!
Nunca gostei tanto de Matemática,e as notas dispararam em sentido ascendente.
O segredo?A alegria contagiante de estudar Matemática que ele transmitia aos alunos!
Finalmente,já em Portugal e ainda no ensino Secundário,na ESCOLA SECUNDÁRIA DA PAREDE,antigo LICEU DA MADORNA,uma Professora de Língua e Literatura Portuguesa e ainda de Língua Francesa,que dava pelo nome de GABRIELA e que jamais esquecerei. 
Com ela voltei a sentir um gosto especial e quase obsessivo pela Gramática,pela Literatura em geral ,pela Poesia,pelas Figuras de Estilo(até me pedia que explicasse aos colegas,embora eu fosse muito tímido),pelas Línguas Portuguesa e Francesa e por outro lado,foi graças a ela que participei e venci o 1ºConcurso de Jogos Florais da ESCOLA SECUNDÁRIA DA PAREDE.Seguir-se-iam outros Prémios importantes,incluindo um PORTUGUÊS.
Foi ela também, que com a POETA MOÇAMBICANA NOÉMIA DE SOUSA e a ESCRITORA e POETA PORTUGUESA MATILDE ROSA ARAÚJO(já falecidas) me incentivaram a publicar em Livro os meus Textos em Poesia,Prosa-Poética e Prosa.
E até hoje não mais parei.
É evidente que outros Professores houve que foram igualmente importantes, mas estes ficaram para sempre no meu coração.
Jamais os esquecerei. Devo-lhes isso eternamente.


DMG

Sem comentários: