segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Algumas iniciativas que contribuiriam para a preservação e fortalecimento da Língua Portuguesa em Moçambique /PALOP

1)Construção de mais campus universitários em Portugal e nos PALOP.
2)Concretização de acordos Inter-Universidades ou Inter-Escolas Superiores de Educação , visando um maior Intercâmbio Académico- Cultural entre professores e alunos Portugueses e dos PALOP.
3)Criação em todas as Universidades Portuguesas de Núcleos de Estudantes Africanos.
4)Maior aproximação e ligação entre as Associações de Estudantes Africanos e as Embaixadas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa acreditadas em Lisboa.
5)Desenvolver programas de Intercâmbio Estudantil/ Juvenil similares aos estabelecidos entre os Estudantes Portugueses(Secundários e Universitários) e os Estudantes Americanos e Europeus.
6)Realização de Festivais de Teatro Universitário Inter-Universidades ou Inter-Escolas Superiores de Educação de Portugal e dos PALOP.
7)Organização de estágios para Estudantes Portugueses nos PALOP e de Estudantes Africanos em Portugal.
8)Maiores investimentos em termos de infraestruturas e documentação em Portugal ( e sobre os PALOP) para a concretização de projectos de investigação universitária , nomeadamente em Bibliotecas,Arquivos documentais,Arquivos Históricos,Cinematecas, Centros de Estudos,Fonotecas,Videotecas,Teatros,Museus,Centros Culturais,Centros de Recursos Poéticos e Galerias de Pintura ,de Cerâmica, de Escultura e de Fotografia.
9)Reconhecimento público de personalidades Africanas( Académicas,Culturais, Políticas e Empresariais)residentes em Portugal e nos PALOP que mais contribuiram para uma maior aproximação com Portugal.
10)Geminação Inter-Escolas Portuguesas e Escolas dos PALOP de todos os níveis de Ensino.
11)Promoção de Cursos Anuais de Língua Portuguesa para Professores dos PALOP.
12)Criação de um Centro Cultural Moçambicano oficial em Lisboa que promova e intensifique as actividades culturais e de intercâmbio cultural entre os dois Países.
13)Incentivar apoios a Associações dos Amigos da Língua Portuguesa de Moçambique.
14)Promover visitas regulares de Autores Portugueses a Moçambique e de Autores Moçambicanos a Portugal.
15)Criação de um Museu de África que tenha a participação activa de Historiadores,Antropólogos,Sociólogos e Museólogos Africanos.

Delmar Maia Gonçalves

Sem comentários: