segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A violência nos Bairros Degradados /A promiscuidade nos Bairros Sociais

Primeiro é preciso ter em conta que o problema da violência nos Bairros Degradados e a promiscuidade nos Bairros Sociais é um problema não só dos seus moradores( Ciganos, Africanos e seus descendentes e os Lusos pobres),mas um problema da Sociedade Portuguesa!
E enquanto os políticos portugueses em particular e os portugueses em geral pensarem que este é um problema dos Ciganos, dos Africanos e seus descendentes e dos "lusos"pobres(eles que o resolvam!eles que se entendam!)então não se resolverá tão cedo,pois estes são apenas e só uma parte do problema e são também a solução do mesmo!Trata-se de uma questão global da Sociedade Portuguesa!
É preciso definir bem que razões levam a certos comportamentos e atitudes,que histórias de vida têm os moradores dos Bairros identificados,qual a sua proveniência,que perspectivas e expectativas têm relativamente aos governantes Portugueses e à própria Sociedade Portuguesa e já agora,os " Lusos" pobres que lá vivem , o que pensam de tudo isto?
É preciso combater a exclusão social, mas com soluções globais e não particulares, tendo em conta sempre especificidades próprias!
Não vamos perpetuar o gueto.
Na verdade , para ser concreto,existe tanta droga no Bairro das Marianas(1) como no seio das élites portuguesas da "Quinta da Marinha"!
Finalmente , é preciso envolver neste trabalho alguns Ministérios através de instituições que os representem, Escolas,Universidades,Autarquias,Igrejas e Associações (quer as de moradores, quer as desportivas,culturais e sociais!),desenvolvendo e promovendo parcerias.

Delmar Maia Gonçalves

Sem comentários: