sábado, 11 de setembro de 2010

Racismo invertido ou A arte da Verdade da Mentira no século XXI

Estamos longe de encontrar culpados de uma situação gerada ,que foi sendo sedimentada e se perpetua no tempo aqui e acolá intencionalmente ,de forma escandalosa e descarada,conforme os jogos de interesses,conforme os ventos e as marés.
E tantas são as situações,que supomos serem conhecidas de todos ,que não ousaríamos enumerá-las.
Mas o assunto que me levou à reflexão é o monstruoso Racismo !
O Racismo xenófobo corrente,aquele que nos devora,consome e sufoca,fazendo-nos reviver e conviver com velhos fantasmas do arcaico e aberrante preconceito desde sempre praticado. Aquele que nos escraviza,reduzindo nossa humanidade em laivos de profundo desumanismo .
A escravatura humana como modelo de Produção impulsionador do desenvolvimento social e económico-financeiro,acabou ,esgotou-se ,pelo menos nas Sociedades que se dizem Modernas e Civilizadas,ou daquelas que procuram sê-lo,abandonando a primitiva barbaridade e não se julgue que esta foi inventada pelos Europeus ou pelos Asiáticos.
Mesmo antes das empreitadas Coloniais , ela(s) já existia(m) em África , na Ásia ,na América e na Europa(Ocidental e Oriental).
Alcançada a vitória de um Povo sobre o outro,no plano bélico , alargavam-se os domínios territoriais ,económicos e culturais de um Povo(vencedor) sobre o outro(vencido).
Mas e hoje o que temos? O que aprendemos com a História?Que erros foram corrigidos?
Será que a história nos ensinou algo?E será que somos bons "aprendizes"?Para o Bem ou para o Mal?
Talvez sejamos uma "espécie" de bons "desaprendizes"!
Até quando continuaremos a atirar poeira para os olhos do(s) Povo(s),e a assobiar para o lado,explorando um Populismo ignoto que não é e não serve?Até quando o uso desta retórica?
Aconselha-me a prudência a recordar os de fraca memória, recorrendo ao sábio Provérbio Persa , que "O mundo não está ameaçado pelas pessoas más ,e sim por aquelas que permitem a maldade"!

Delmar Maia Gonçalves

Sem comentários: