sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Mudar Mentalidades

Expresso aqui uma crítica relativamente aos jornais e revistas portuguesas especializadas ou que escrevem e noticiam África.
Dedicam demasiado espaço à política , demasiado espaço aos políticos e dão pouca importância à sociedade civil africana, dando aos políticos africanos a ideia de que o poder é eterno, de que os países lhes pertencem, de que o prestígio e o poder são apenas encontrados na política.
Em nada contribuindo para a formação de uma opinião pública e de uma sociedade civil fortes, que possam fortalecer os Estados e democratizá-los.
Faltam mais atenção e entrevista a poetas, escritores, escultores, pintores, actores, professores, intelectuais, médicos, desportistas e tantos outros profissionais. É necessário um novo ordenamento social e uma nova mentalidade em África. E África Hoje pode contribuir para uma mudança de mentalidades que urge nos PALOP.
Não se admirem pois, quando os cidadãos portugueses ao reconhecerem um excelente estudante bolseiro africano digam logo "Você vai ser Ministro"! Quando na realidade até simples cidadãos trabalhadores podem contribuir para o desenvolvimento dos seus países.
Ou será que todos os quadros africanos formados no exterior serão ministros, directores ou dirigentes políticos?

Delmar Maia Gonçalves
In Revista "África Hoje" nº99
Parede, Setembro de 1996.

Sem comentários: