terça-feira, 20 de outubro de 2009

Os Cadernos Moçambicanos Manguana

Os Cadernos Moçambicanos Manguana são um espaço de reflexão, divulgação, crítica, análise e debate, onde se pretende abarcar, não só a literatura moçambicana, como também as dos outros países de língua portuguesa. Constituindo-se como um grupo informal de amigos moçambicanos (1), em torno de uma paixão comum e partilhada, tem como objectivo dar expresão a um processo criativo, muitas vezes ignorado e marginalizado, trazendo-o para a luz do debate de ideias, de ideais, da crítica e da troca de opiniões. Tendo nascido num reencontro de moçambicanos na Embaixada de Moçambique em Lisboa, este projecto ficou decidido e definido na Livraria Ler Devagar em Lisboa.
Assumo como o desejo primordial a integração de um número cada vez maior de elementos moçambicanos, transformando-se, desta forma, num projecto abrangente, alargado e transversal.
Não se arrogando à pretensão de se vir a constituir como movimento ocorrente, normativa e/ou estilística. Procura antes, fazer da sua intervenção um passo, bem vincado, no amadurecimento de novos discursos, dando particular destaque a projectos de fusão com as outras linguagens culturais e artísticas. De cariz profundamente ecuménico, no que este assume de universalista, ao nível da integração em respeito pela divergência de conceitos, conteúdos e formas.
Fundamentalmente, pretendemos estabelecer uma ponte para o futuro, um sistema global de comunicação intercultural, e onde poderá surgir a realidade de um homem plural, aberto, flexível, capaz de assumir a unidade da lusofonia pela consolidação e divulgação da diversidade e da sua riqueza.

Delmar Maia Gonçalves
Parede, 03 de Fevereiro de 2004.
In Antologia Cadernos Moçambicanos Manguana nº 2 (contracapa)
(1) Constituido por Delmar Maia Gonçalves, Jorge Viegas e Renato Graça.

Sem comentários: