quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Racismo não tem Futuro

Indignado estou pelos ventos de racismo que assolam Moçambique e dizer que, do meu ponto de vista, o racismo só faz sentido para pessoas frustadas ou culturalmente débeis, que procuram encontrar bodes expiatórios na questão racial para justificar os seus fracassos, fantasmas e medos.
Lutar contra o racismo e a xenofobia deveria ser princípio e prática universal.
Os cidadãos e políticos racistas de Moçambique não reconhecem, por acaso, qual foi o papel que os não negros moçambicanos da Frelimo, da oposição e não só desempenharam no longo processo que conduziu à Independência do País?
Que moral têm agora alguns senhores ditos moçambicanos, ditos donos de Moçambique, para pôr em causa a moçambicanidade de todos os não negros, através de cartas e artigos racistas, cobardes, com o agravante de se esconderem por detrás de intrigantes pseudónimos?
Para se combater o racismo pratica-se o racismo?
É esta a vossa máxima?
Por favor, meus senhores, não levem o odioso racismo para um Moçambique que está em construção.
O racismo não tem futuro em lado nenhum, nem os racistas, portanto, demitam-se os racistas! Fechem-se os esgotos, que cheiram mal!
Talvez por causa dessa burrice ainda haja moçambicanos a viver bem no estrangeiro, que não constroem empreendimentos válidos e permanentes em Moçambique, que poderiam contribuir para o desenvolvimento do País que é também deles. Talvez seja devido sobretudo, a homens como os senhores, racistas, xenófobos e invejosos, que não garantem segurança a ninguém.
De resto, não me interessa mesmo nada se vocês são negróides ou caucasóides, que se lixem as raças ou cores, podiam até ser invisíveis, não mudava uma palavra do que escrevi da minha visão do mundo. Talvez seja da minha educação... visual!
A todos os racistas e xenófobos moçambicanos desejo longas "reciclagens" multiculturais, multirraciais, interculturais, e inter-religiosas e que leiam muito Martin Luther King, Mahatma Gandhi, Nelson Mandela, Amílcar Cabral, Eduardo Mondlane, Samora Machel, José Craveirinha, o Alcorão, a Bíblia Sagrada, a Tora, o Gita, e se ainda assim fizerem tenções de continuarem racistas então vão à merda!
Os senhores não podem culpar a ninguém por nada, trabalhem, deixem os outros trabalhar e um dia colherão os frutos.
Moçambique sem investimento estrangeiro seria um país adiado e sem tolerância racial entre os moçambicanos, seria uma catástrofe.
Obviamente, vocês não são melhores que o falecido senhor P.W. Botha, porque se escondem por detrás de aberrantes pseudónimos, ele não o fazia, assumia-se como racista.
Mostrem as vossas caras! Têm medo de quê?
Têm vergonha de se assumir racistas?
Já uma vez na reinauguração do Hotel Polana, o antigo Presidente Joaquim Chissano afirmou acreditar que a evolução do pensamento humano indicava progressos na erradicação do racismo.
Subscrevo esta opinião e desejo francamente que o sonho do povo moçambicano pela melhoria da qualidade de vida se concretize.

In "Savana" de Maputo
Delmar Maia Gonçalves
08 de Novembro de 1996.

Sem comentários: