sexta-feira, 7 de março de 2014

Apresentação da Antologia Luiz Vaz de Camões e convidados


Uma homenagem ao poeta-mor e maior de Portugal significa responsabilidades acrescidas. E a Literarte assumiu esse compromisso por amor à poesia e à língua portuguesa, falada e escrita nos quatro cantos do mundo. A arte traz consigo sempre a certeza das incertezas. Mas é aí que reside o belo. Porque os poetas não podem, nem devem jamais, perder a virtude da beleza e do espanto permanente, é preciso crer, é preciso acreditar.
E na poesia abundam as palavras doces e sensatas para atenuar as amarguras, como recorda o velho e sábio provérbio africano: «As palavras sensatas são como a cana-de-açúcar que não se deixa de sugar; o seu sabor não se pode esgotar.»
A diversidade criativa, Literária e estilística é uma bênção que só através de ambiciosos e independentes projetos como os da Literarte, se poderão potenciar e desenvolver, para finalmente se afirmarem.
«As palavras deixaram de jogar, as palavras fazem o amor», já dizia André Breton e aqui se confirma neste Encontro/Reencontro de vozes heterogéneas confirmando também outro poeta maior, Fernando Pessoa, «Para ser grande sê inteiro».
Da janela Ibérica do Atlântico, o Índico abraça o imenso oceano da Língua Portuguesa, concretizando a Lusofonia. E é quando estou na poesia, que tudo, mas tudo, me parece profundamente claro.


Delmar Maia Gonçalves
(Escritor ,Presidente do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora -CEMD e Conselheiro da Literarte para Moçambique)
  

Sem comentários: