terça-feira, 18 de agosto de 2009

Voltarei

Aos povos do Uganda, Serra Leoa, Libéria, Cabinda, Palestina, Sahara Ocidental e Tibete.

Tu uma pérola no Índico
E eu
Um viandante
Encalhado no atlântico

Estou longe
Muito longe
Atravessei mares e oceanos
Escalei montanhas e planaltos
Percorri florestas e desertos

A marcha foi longa
Mas tem retrocesso

Um dia descobrirás
O atlântico já descobriu
E vai devolver-me.

Voltarei
Partiremos então
Em viagem nupcial
Que vem de longe com o tempo
E iremos à Zalala
Numa simbiose ímpar.

Como sempre:
Eu sou tu, tu és eu
Não te esqueças
Moçambique
Voltarei!

Delmar Maia Gonçalves
Parede, 05 de Julho de 1995.


Glossário:
Zalala –
Praia que fica nos arredores de Quelimane.

Ilustração:
"Voltarei"
De Fabio Inglese
(Artista Plástico Italiano)
Lisboa, 2007.

Sem comentários: